top of page

Ultrassonografia

Técnica transforma eco de ondas sonoras em imagens

Bastante utilizada em gestações para observar o desenvolvimento do feto em situações onde precisamos de um exame rápido e não invasivo, como em trauma abdominal, a ultrassonografia é um exame bastante curioso. Trata-se de uma técnica que transforma o eco de ondas sonoras em alta frequência em imagem, de forma rápida e segura.

Mas como isso funciona? Para entender mais facilmente, tenhamos em mente que o método foi inspirado numa capacidade biológica de animas como os morcegos e os golfinhos. Para conseguirem se locomover sem se esbarrar em locais de pouca visibilidade - o morcego dentro de uma caverna por exemplo -, esses animais emitem ondas ultrassônicas que atingem o obstáculo e retornam para eles, dando-lhes ideia da distância em que esse obstáculo se encontra.

Da mesma forma, na ultrassonografia, as ondas emitidas pelo aparelho que e passado pelo nosso corpo (chamado transdutor - e que desliza sobre um gel) chegam ate o feto, órgão ou outra parte do organismo que precisa ser identificado e retornam, gerando, no equipamento de ultrassom, uma imagem. É por conta desse retorno, uma forma de eco, que o exame é também conhecido como ecografia.

​Além dos já citados, a ultrassonografia também serve para diagnosticar patologias ovarianas, mamárias, prostáticas, pedras nos rins, doença da vesícula biliar e outros. A partir do doppler colorido (que e um exame de mapeamento de cores), é possível ainda medir o fluxo sanguíneo em nossas veias e artérias.

Quanto tempo dura o exame? 
Em torno de 10 a 15 minutos. 

Quando sai o resultado?

Em até 1 hora.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
bottom of page