top of page

Mamografia Digital

Exame é aliado na prevenção do tipo mais comum de câncer entre mulheres

A mamografia digital nada mais é que uma radiografia, só que realizada com um aparelho especialmente desenhado para a análise das mamas, o mamógrafo. Ele é capaz de detectar lesões em sua fase inicial, ainda muito pequeninas, quando a mulher sequer apresenta qualquer sintoma. Bem por isso, trata-se do principal aliado do combate ao câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres. Mas, como o diagnóstico precoce, as chances de cura são muito maiores, bem como o tratamento menos agressivo - um em cada três casos de câncer pode ser curado se descoberto no começo. Por isso, é importante realizar a mamografia na idade e frequência recomendadas pelo Ministério da Saúde.

A educação para autoconhecimento do corpo e o autoexame das mamas são importantes, mas devem estar aliados a um conjunto de ações de saúde, como visitas regulares ao ginecologista. Do contrário, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), apenas a palpação, de forma isolada, não garante que a doença seja detectada logo no início.

Assim, a mamografia digital indicada pelo médico diante de qualquer suspeita ainda se constitui na melhor forma de diagnóstico. O exame é bem rápido, e o desconforto provocado pela compressão das mamas é discreto e suportável.

 Lembrando que não apenas mulheres estão propensas à doença. Homens também podem ter câncer de mama, apesar de a incidência ser bem menor (1% dos casos totais).

     O Imedi possui aparelho de última geração e de alta resolução, facilitando a identificação de pequenas lesões.

Quanto tempo dura o exame? 
De 10 a 25 minutos. 

Quando sai o resultado?

Em até 1 dia.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.

O que é câncer de mama?

     É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros tecidos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

O que causa a doença?

     Não há uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama, como obesidade e sobrepeso após a menopausa, o sedentarismo e o consumo de bebidas alcoólicas. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.

Quais são os sintomas possíveis?

     Caroço (nódulo) fixo e geralmente indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com a casca de uma laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; e saída de liquido anormal das mamas.

     Alguns números no Brasil: Em 2015, foram registrados 57.120 casos em todo Brasil, e em 2013, ocorreram 14.206 mortes em razão da doença.

 

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca)

bottom of page