
Densitometria Óssea

Método é o mais aprimorado para diagnosticar e tratar a osteoporose
A densitometria óssea é o exame mais moderno e eficaz no diagnóstico e tratamento da osteoporose, que é a perda gradativa da qualidade dos nossos ossos e que aumenta, com isso, o risco de fraturas. A doença pode ser detectada precocemente, e justamente por isso o Ministério da Saúde recomenda que toda mulher (em quem a osteoporose se desenvolve mais rapidamente), ao completar 45 anos, procure um médico (pode ser o reumatologista, o endocrinologista, o ginecologista, o geriatra, etc.) e faça o exame.
O método é capaz de avaliar a existência de osteoporose e o seu grau de acometimento da estrutura óssea. Também indica a probabilidade de fraturas e em que região elas podem vir a ocorrer, bem como auxilia o médico no tratamento mais adequado para casa situação. É exatamente com base nos resultados da densitometria que a osteoporose pode ser controlada, dando maior qualidade de vida ao paciente.
O procedimento é rápido, simples e seguro. Deitado, o paciente recebe do equipamento uma pequena quantidade de radiação, que atravessa o corpo e é detectada por um sensor, que mede a densidade dos ossos, ou seja, a massa de nosso esqueleto, sinalizando se houve perda de estrutura ou não, na comparação com a massa apresentada pela média de uma pessoa adulta.
Mas lembre-se: antes que a osteoporose apareça, tente manter uma vida saudável, com boa alimentação, especialmente composta de alimentos ricos em cálcio (como brócolis e outras verduras de cor escura), exposição regular e moderada ao sol e prática de exercícios físicos.
Quanto tempo dura o exame?
Em média, 15 minutos.
Quando sai o resultado?
Em até 2 dia.
Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
